A Cabaça

A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada também em quase todo o território português. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera. Destaque-se que em algumas zonas de Portugal (especialmente no Minho) utiliza-se a palavra cabaça para designar a abóbora.

O fruto da cabaça é colhido mais cedo ou mais tarde segundo o tamanho da vasilha que se queira fazer. Depois de retirado o miolo, lava-se bem e deixa-se secar. A vasilha era usada para as mais variadas finalidades e estava presente na vida cotidiana dos indígenas e seu uso foi assimilado pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Era usada como recipiente para água e alimentos, também como vaso, entre outros usos, como para fazer um berimbau, por exemplo.

No nordeste brasileiro, a cuia também é medida de capacidade para secos, que corresponde a 1/32 de um Alqueire.
As regiões brasileiras que tiveram influência dos índios tupis conhecem a cabaça como cuieira e o fruto como (Ku ‘ ya). Até hoje a cuia é usada no sul do Brasil pelos gaúchos no hábito de tomar Chimarrão.

FONTE: http://www.viladoartesao.com.br

Anúncios

2 Responses to A Cabaça

  1. luciane santos disse:

    Olá seus trabalhos são lindos lindos..Parabéns
    Gostaria de saber se voce pode me informar onde posso comprar
    sementes de cabaça ou a propria cabaça in natura
    Tamanhos grande igual esta que está na foto cod 15
    e das outras;;;o preço das sementes e o preço das 3 maiores,por favor…
    obrigada
    Luciane Santos
    moro em Goianira-Goiás

    • Olá Luciane, Eu tenho algumas sementes aqui comigos, mais são de cabaças menores um pouco do que essas. Estou em São Paulo e aqui compramos cabaças em um bairro que se chama “Braz”. Um quarteirão só de casas do Norte, onde vendem diversos utinsílios, inclusive cabaças. Posso te mandar um pouco das sementes que tenho aqui e você testar aí. Caso dê certo, depois você vai adquirindo comigo. Mande seu endereço pelo meu e-mail: barbaradeaquino@gmail.com para encaminhar um pouco de sementes para você testar primeiro. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: